10.12.07

Tendências...

O ser humano tem destas coisas. Gostaria de estar errado, e felizmente há ainda excepções! Mas no geral o ser humano tem tendência para o mal.
É que é mesmo assim, senão vejamos o mundo que nos rodeia: guerras, genocídios, terrorismo... e mais perto de casa, roubos, violações, assassinatos... e na fila de trânsito, o constante apitar, o chamar de nomes (todos têm a mesma mãe...) e no mesmo prédio, aquele vizinho que põe a música em altos berros só para irritar ou até no trabalho... escuso-me a dizer deste último. Não falo de todos, claro. A humanidade talvez ainda tenha salvação. E não será divina, tem que ser por nós mesmos. Não vou dar nenhuma lição de moralidade, cada um de nós sabe o que é justo e o que não é.
Outro ponto a favor desta "teoria" são as religiões, dezenas ou centenas, não as contei... mas as grandes religiões, as mais seguidas, têm a mesma base, a mesma ideia: sê bom. Contigo, com o próximo, com todos. Dizem-nos todas para praticar o bem. Ora, se o ser humano fosse genuinamente bom seria necessário alguém nos dizer para o sermos? Não me parece.
Mas porque não é? Porque tem inveja do carro do vizinho e até é bem capaz de lhe deixar um risco no mesmo? Ou de deixar crescer uma árvore para que no quintal ao lado não possam usufruir do mesmo Sol que brilha para todos nós? Poderia fazer milhares de perguntas deste género e não encontraria resposta...
Alguém a sabe?!

Continuação...

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sei a resposta, mas tens que me pagar muito bem.